Uma deliciosa conversa ao pé do fogo!

Amo as estrela, pois mesmo tão distantes nunca perdem seu brilho, espero um dia me juntar a elas, e estar presente a cada anoitecer alegrando o olhar daqueles que amo

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Não volte no tempo. Não sei se vale a pena.

Lembranças da meia noite.
 Não volte no tempo. Não sei se vale a pena.



Onde iremos parar? Tudo que o jovem faz hoje sempre tem os pedagogos, psicólogos altos membros da área da educação para explicar e em alguns casos aceitar. O passado? Nada disto, hoje o mundo é outro. Ops! Não estou falando de escotismo. Estou falando de jovens de uma maneira geral. Se você tem mais de trinta anos ou quem sabe vinte, sabe que a disciplina era questão de honra na escola e no lar. Professor ou Professora entrando na sala todos de pé. Oração obrigatória. Engraçadinhos eram levados para o diretor. Só voltava na classe com a presença dos pais. Quando os professores se dirigiam ao aluno ele abaixava a cabeça e dizia sim senhor sim senhora. A limpeza questão de honra. Não se via pichações e sujeira nos banheiros. A fila de entrada era perfeita e disciplinada. A gente aprendia. Eu mesmo fiquei na sala do diretor com o livrinho de tabuada na mão por duas horas. O que disse minha mãe? Ótimo. Vamos repetir a dose. A tarde toda estudando. E hoje? Tente fazer isto e quando o jovem chegar à casa a mãe ou o pai vem armado querendo tirar satisfações.

E as pichações? Os quebra. quebra? Os roubos? Alunos que batem nos professores, vão armados, e não respeitam ninguém. Professores que tem medo de enfrentar e deixa as aulas rolarem a bel prazer. Eles não tem culpa. Quem sabe a culpa é da sociedade e os novos tempos. Se ele não tomar cuidado pode ser morto. Para que? Tem seguro? Bom salário? Não sou um expert no tema. Só faço comparações do passado com o presente. Será isto moderno? Vejam nas redes sociais paginas escoteiras onde o palavreado deixa a desejar. Jovens meninos Escoteiros sem camisa exibindo uma magreza, e o uniforme Escoteiro?  Se isto é próprio de Escoteiros e escoteiras desculpem. Estou fora da modernidade. Soube sem confirmação que no último Jamboree e outros encontros regionais os palavrões eram falados em qualquer lugar. Se for verdade, está certo isto? Nunca vi nada parecido. Tempos modernos? Outra educação? Outro escotismo? Palmas ao vandalismo?

Mas será que os adultos não tem parte da culpa? Afinal o exemplo é fundamental. Será que os pais hoje são mais defensores dos erros dos filhos? Não sei. Vejo uma violência gratuita e na minha cidade tenho receio de sair à noite. Não sei se estarei seguro. Próximo a minha casa tem duas escolas. Uma estadual e outra municipal. Na saída e na entrada evito passar em frente. Se você se considera rígido na apresentação do jovem não vá lá. Meninos e meninas acima de doze anos namorando de um maneira tal que assusta. Moderno isto? Deve ser. Hoje tudo é moderno. O jovem de dezessete anos e onze meses é menor. O de dezoito é maior. Tratados de maneira diferente. No escotismo já vi fora da sede jovens seniores e guias namorando de maneira impropria e fumando. Errado? Não. Isto é liberdade. Liberdade para tudo. Para ateus, para funks, punks, skinheads e seja o que Deus quiser. Mas sou um leigo. Nada sei sobre isto. Comparar quando meu avô entrava na sala e beijávamos sua mão será hoje considerado um absurdo. Não sei. Quem sabe uma forma de disciplina que serviu para me marcar por toda a vida?


Boa noite meus amigos. Que o amanhã seja repleto de felicidade. 

Nenhum comentário: