Uma deliciosa conversa ao pé do fogo!

Amo as estrela, pois mesmo tão distantes nunca perdem seu brilho, espero um dia me juntar a elas, e estar presente a cada anoitecer alegrando o olhar daqueles que amo

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Lembranças da meia noite. SAPS? Humm! Melhor é ir dormir.


Lembranças da meia noite.
SAPS? Humm! Melhor é ir dormir.

            
  Estava escurecendo e me deu vontade de ler. Levantei da varanda onde estava sentado e fui à minha minuta biblioteca, peguei um livro para ler. Gosto de Ken Follett e percebi que era “A Chave de Rebecca” Já tinha lido há alguns anos atrás. Em uma parte li – “Fique como os Escoteiros, fique Sempre Alerta”. Assim nos sempre somos e fomos reconhecidos. Fiquei meditando o porquê os escotistas e até os jovens mudaram e agora dizem sempre a sigla SAPS. Claro, significa Sempre Alerta para Servir. Mas por quê? Para abreviar? Deram vez aos pioneiros e não deram aos lobos? Então o certo seria MPSAPS! Será que na sede também dizem SAPS? Lembrei-me que quando fiz a promessa Escoteira me ensinaram que nosso lema era Sempre Alerta. Depois veio o Melhor Possível dos lobos e o Servir dos pioneiros. Quem foi o sábio que criou o SAPS? Voltando ao passado acho que foi por volta da década de setenta. Não existia antes.

      Pois é. Aí eu pensei quem sabe um “iluminado” da direção nacional (tem tantos lá) criou a sigla SAPS? Devia estar escrevendo para algum órgão Escoteiro ou até quem sabe uma autoridade e querendo impressionar escreveu SAPS. Mas pode também ser que era um preguiçoso na escrita datilográfica e escrever Sempre Alerta para Servir dava trabalho, achou melhor colocar a sigla. Ou então admirado com tantas siglas surgidas na UEB (Uai! aí está uma delas) porque não fazer mais uma? O SAPS se espalhou pelo país como se fosse um rastilho de pólvora. Passou a ser gostoso dizer SAPS. De norte a sul só se escrevia e escreve-se SAPS. Era SAPS aqui, SAPS ali uma profusão de SAPS que fiquei “sapeado” com tudo isto. A preguiça tomou conta. Em vez de escrever agora também se pronunciava SAPS. Ainda não vi, mas deve ter muitos chefes chegando à sede e gritando: - SAPS turma! E eles respondem: - SAPS Chefe! E lá se foi o Sempre Alerta, O Servir do Pioneiro. Ainda bem que se manteve o Melhor Possível do lobo. Tenho medo que amanhã apareça outro “iluminado” (tem tantos por aí!) e resolver acrescentar MPSAPS! Lobos! MPSAPS para todos. Aí se danou!

      Mais uma tradição indo embora. Era comum e acho que ainda é, você ser interpelado e dizerem – Você é Escoteiro? Sempre Alerta! Falam isto o tempo todo nas escritas da vida, nas TVs e é sintomático no meio de amigos não escoteiros. Assim somos reconhecidos. A escoteirada faz agora o contrário. Muitos já tentaram me explicar o SAPS. Se fosse usado somente em casos especiais na escrita tudo bem. Não é isto que acontece. Nosso lema sem perceber está sendo colocado na berlinda. Mas que seja SAPS. Fico pensando se não sou um chato de galocha. Quem sabe sou. Implico com tudo e agora implicando com o pobre do SAPS! Risos. Que todos sejam felizes SAPSEANDO. Eu continuo com meu humilde Sempre Alerta. Risos.

Bem, chega de SAPS. Vou dormir. Boa noite a todos.

Nenhum comentário: