Uma deliciosa conversa ao pé do fogo!

Amo as estrela, pois mesmo tão distantes nunca perdem seu brilho, espero um dia me juntar a elas, e estar presente a cada anoitecer alegrando o olhar daqueles que amo

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Lembranças da meia noite. Netos, o que seriam os avós sem eles?


 Lembranças da meia noite.
Netos, o que seriam os avós sem eles?
Hoje quase não escrevi. Dormitei em minha cadeira por muito tempo. Casa cheia. Netos correndo aqui e ali. Meu silêncio e sossego acabou, mas a alegria da juventude me rejuvenesceu. Ainda estou aprendendo a ser avô. A neta mais velha vai fazer 18 anos. Os mais novos dois meses. – Vovó, não está vendo que estou no computador? Espere sua vez! – Minha vez? Tinham três na minha frente!
E depois dizem que nós os velhos temos o nosso direito. Hora do almoço. Mesa cheia. Meu lugar (tenho um lugar certo) foi tomado por um neto. Fazer o que? Esperar é claro ele terminar e então vou deglutir o que sobrou. Três na fila do computador, um no meu lugar na mesa, três e mais cinco amigos na sala vendo TV. Desenhos. E vai tirar para ver.

Um dá um grito como se estivesse morrendo. Corro sem poder. Não aguento correr, mas é neto, preciso de ajuda. Ofegante ele vira para mim e diz que não encontrou ninguém no jogo de esconde, esconde. Volto tossindo feito um louco para minha cadeira. Ela não está lá mais. Uma neta de quatro anos juntou todas na varanda para fazer uma casinha de bonecas.

E agora, aonde vou? Melhor é cochilar no quarto. Não dá. Minha cama está tomada por malas, bolsas roupas das crianças espalhadas, uma parafernália sem fim. Tem uma pracinha diminuta, pequeninita próximo a minha casa. Lá tem grama e dois bancos. Ótimo. Vou para lá me esconder. Abro o portão e duas netas me dizem: - Vovó posso ir também?

Quatro horas. Alguns vão embora. Mas três insistem, pois seus pais resolvem lavar o carro. Agora está dando nove horas. Eles já foram. Um silencio sepulcral toma conta da casa. Dou um sorriso. Paz! Consegui! Mas caramba! Já começo a sentir falta deles! Ainda bem que vem aí o ano novo. Casa cheia bagunça gritos e fazer o que? Afinal para que servem os avós?

Nenhum comentário: