Uma deliciosa conversa ao pé do fogo!

Amo as estrela, pois mesmo tão distantes nunca perdem seu brilho, espero um dia me juntar a elas, e estar presente a cada anoitecer alegrando o olhar daqueles que amo

quinta-feira, 2 de maio de 2013

As canções que um dia cantei para mim.


Lembranças da meia noite.

As canções que um dia cantei para mim.

Eu sempre gostei de cantar canções e hinos escoteiros. Já vi tropas, alcateias cantarem divinamente. Já vi sêniores cantando em marcha de estrada mostrando seu orgulho escoteiro. Quantas e quantas canções ouvi nas centenas noites de Fogo de Conselho que participei, ou em volta de uma pequena fogueira acesa em uma trilha qualquer onde uma parada de horas alimentava o corpo e a mente da Patrulha. Cantei em montanhas e picos distantes, Vales e montes queridos, campinas, debaixo de árvores frondosas. Emocionei-me muitas vezes a cantar as canções de Giwell com os irmãos Insígnias. Amo muito “Em meus sonhos volto sempre a Gilwell”. Todas as canções que cantei e ouvi cantar não tenho como dizer qual a mais linda, a mais simples, a mais complicada. Quantas e quantas vezes, cansado, voltando de um acampamento e empurrando a carrocinha as canções surgiam naturalmente. “Viemos do norte, do sul e do leste”... é e terminar dizendo – “Lavando as panelas são todos irmãos”.

Aprendi algumas canções cantadas por este Brasil afora que milhares de chefes fizeram. Poucas. Tenho as minhas preferidas. Guin gan guli, um Cucu a lembrar da Noruega, o Terra do Belo Olmeiro pensando nos grandiosos lagos do Canadá. Ou com sono, alguns puxam bem baixinho o Kumbayah. Eu tenho certo carinho pela Canção da Promessa. A Árvore da montanha é um clássico. E o espírito de BP? Linda. Melhor ainda o Adeus Montes e Vales, Avançam as Patrulhas, Stoldola (esta eu cantei uma vez fora do Brasil, marcou muito). A Canção do Clã é inesquecível. São tantas e tantas e olhe, tive a honra de conhecer muitos chefes que compuseram lindas canções. Vi violeiros, gaiteiros, trompetistas, um Sênior que tocava maravilhosamente um saxofone, mas sabe, sempre chorei com ela. Não dá para segurar. Falo da Canção da Despedida. Uma vez acampava em um país sul americano e me aparece uma Akelá tocando violino. Tocou de tal maneira que todos de mãos entrelaçadas ficaram calados, mudos só ouvindo. Lágrimas caindo. Lindo demais.

¶Boa noite Touros, boa noite Maçaricos, Boa noite Corvos e Boa noite Lobos, pois agora eu vou dormir – Bem alegre vamos indo, vamos indo vamos indo, bem alegre vamos lindo para o mar azul¶. - ¶Vem depressa correndo Escoteiro, ajudar o cozinheiro a fazer o jantar!¶

Durmam bem e aproveitem. Cantem muito. Cantar emociona, aproxima, aumenta amizades e claro quem canta seus males espanta! Que Deus esteja com vocês!

Nenhum comentário: