Uma deliciosa conversa ao pé do fogo!

Amo as estrela, pois mesmo tão distantes nunca perdem seu brilho, espero um dia me juntar a elas, e estar presente a cada anoitecer alegrando o olhar daqueles que amo

sábado, 25 de maio de 2013

Minhas raízes são as de Baden Powell.

Lembranças da meia noite.

Minhas raízes são as de Baden Powell.


Alguém me perguntou: - Amigo quem é este velhinho magrinho e sorridente de uniforme igual ao de vocês? - Você está se referindo a este grande Chefe? Ele é conhecido como Lord Baden Powell. Foi ele quem criou o movimento escoteiro. – Nossa! Ele me parece ser um sujeito bom, pois está sempre sorrindo! - Imagine, ele foi um grande homem. Ele mesmo sendo o Escoteiro Chefe Mundial levantava de uma cadeira e ia apertar a mão de todos. Viajava pelas cidades, por países levando a boa nova do escotismo. Uma simplicidade enorme. Foi um herói inglês e graças a ele somos mais de vinte milhões de escoteiros no mundo. – Legal! E aqui no Brasil? – Aqui setenta e poucos mil. – Só? Bem muitos dizem que somos muitos.

Mas meus amigos, eu tenho receio que os poucos que ainda se lembram dele e fazem questão de manter viva sua chama, podem um dia o deixar no limbo do esquecimento. Quem sabe no futuro será apenas lembrando como o fundador do escotismo e mais nada? Hoje já discutem o seu método. Dizem que é ultrapassado. O seu programa está sendo alterado. Em pouco tempo haverá um novo escotismo e nós de um passado distante iremos deixar de existir e seremos substituídos pela nova geração. Então meus amigos o escotismo será outro. Será um novo escotismo, um novo programa e um novo método. E tenho certeza os jovens do futuro irão gostar.

Para nós os Velhos Escoteiros não restará mais nada que uma lembrança. Hoje eu pergunto a muitos amigos meus – Ei você! Quantos dos livros de Baden Powell você já leu? – O Manuel do Lobinho – O Guia do Chefe Escoteiro – Escotismo para Rapazes e o Caminho para o Sucesso. Não leu todos? Pena. Você ia conhecer a fundo quem foi Baden Powell. Mas serão estes livros lembrados? Tudo que ali está escrito terá validade para os jovens do futuro?

É meu bom velhinho. Juram hoje que os tempos são outros. São mesmos. Um ótimo escotismo para quem está na ativa, mas fique calmo aí no céu. Agora a sede de aventuras, a exploração da natureza não cabe mais seus ensinamentos. Enfim é a vida. Não existe volta. Tradições é uma volta ao passado e isto não mais se encaixa na nova metodologia. O correto é mudar para ficar dentro dos tempos modernos.  Certo? Errado? Acredito que haverá um novo escotismo. Falam dele aos quatro ventos. Exaltam seus feitos. Uma nova aparência veio para ficar. Muito bom para os novos participantes. Mas não é o meu escotismo. Do meu bom e amigo velhinho que nunca em tempo algum esquecerei.


Boa noite meus amigos e minhas amigas. Meu abraço. Durmam bem e sem muita frescura, saibam que eu amo vocês!         

Nenhum comentário: