Uma deliciosa conversa ao pé do fogo!

Amo as estrela, pois mesmo tão distantes nunca perdem seu brilho, espero um dia me juntar a elas, e estar presente a cada anoitecer alegrando o olhar daqueles que amo

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Lembranças da meia noite. Esta vida é interessante.


Lembranças da meia noite.
Esta vida é interessante.

Eu tive muitas experiências em minha vida Escoteira. Vi meninos de seis anos crescerem no escotismo até se casarem e seus filhos continuar como os pais.   Afinal foram cinco grupos escoteiros, duas centenas de cursos, uma região e um distrito. Aprendi muito. O que mais aprendi é não ver o escotismo como propriedade particular. Infelizmente alguns grupos são assim. Não gosto de considerar o escotismo como se uma empresa. É um movimento de jovens e eles vão ali para se divertirem e é nesta hora que aproveitamos para formá-los conforme o método de BP. Nosso movimento é fraterno. Ninguém tem de “bater continência” para ninguém afinal não foi BP quem disse que o melhor Escoteiro é quem faz a saudação primeiro?

Sempre conheci irmãos escoteiros que levavam e levam o escotismo seriamente. Vocês sabem quem são. Suas seções são sérias, sisudas, os jovens não dão boas risadas. Estão sempre preso a uma programa cujo horário é questão de honra. Eu mudei muito. Esqueço quantas sessões eu dei para escotistas sobre o tema – Programando o Programa.  Nos últimos trinta anos esqueci muito o tal do programa a curto, médio e longo prazo. Há uns três anos atrás, um amigo Escotista me enviou um programa de acantonamento de lobinhos distrital para dar minha opinião. Dizer o que? Os horários eram firmes. A ponto de que uma atividade e gastar exatamente dezessete minutos e meio. Claro se furou as demais atividades seriam prejudicadas. Outro um dia ficou surpreso por saber que em meus programas tinha muitas atividades com tempo livre. Inclusive até para se divertirem entre si.

Lembro que nos últimos acampamentos que participei aconselhei muito os chefes não se prenderem muito a programas explicativos. Porque não da um tempo livre depois do cerimonial em um acampamento para uma atividade mateira? Porque não deixar que a tarde seja de uma boa pescaria? Quem sabe um dia ficar só treinando armadilhas simples? Poxa tem tantas coisas gostosas a fazer bem melhor que ficar preso a um horário que nem sempre é cumprido. Acho que muitos estão esquecendo o que os jovens estão querendo. E na sede? Será que o programa ainda é aquele que a cada minuto tem uma atividade? Um dia um Chefe me disse que os pais faziam as refeições para os jovens para sobrar mais tempo nas atividades Não entendi bulhufas!

Eu meus amigos só digo que se sua seção tem as patrulhas ou matilhas quase completas e participando com amor e com um belo sorriso nos lábios, o programa feito deve continuar, mas se acontece o contrário precisamos meditar. Patrulha com três ou quatro matilhas de dois ou três é um desastre. Bem chega de ficar dizendo o obvio. Quem sabe o obvio é para mim e não para vocês. Ainda bem que a noite avançou. Vou dormir.

Boa noite meus amigos e minhas amigas. Sonhem com os anjos de Jesus.

Nenhum comentário: