Uma deliciosa conversa ao pé do fogo!

Amo as estrela, pois mesmo tão distantes nunca perdem seu brilho, espero um dia me juntar a elas, e estar presente a cada anoitecer alegrando o olhar daqueles que amo

sexta-feira, 19 de julho de 2013

SAPs, por quê?

Lembranças da meia noite.
 SAPs, por quê?


Ei Chefe Osvaldo, de novo? Não gosta mesmo do SAPS não? Eu sei que sempre disse que SAPS É SAPS nada além de SAPS. A palavra SAPS somente não tem nada de escotismo. Sabe o que me lembra? Um monte de sapos na lagoa. Risos. Mas vamos lá, vamos ver o tal de SAPS que todos adoram:

Até 1973, dizíamos Sempre Alerta. Ou o Melhor Possível quando nos dirigíamos aos lobinhos. O Servir pioneiro ainda não existia. Um belo dia colocaram Sempre Alerta para servir. Servir era dos pioneiros. Mas agora era dos escotistas e de todos. Bem, não sei por quê. Talvez para nos lembrar de que vivemos para servir. (dizem que foi a UEB querendo mostrar que devemos servir a ela, risos) Então todos diziam, "Sempre alerta para Servir!", e depois e depois, cansava muito dizer isso tudo, a língua doía e entortava e alguém então criou o SAPS! Bacana! Abreviou. Assim começaram a escrever a torto e a direito o tal de SAPS. Era SAPS daqui, SAPS dali, SAPS para todo lado. Eram tantos SAPS que fiquei sapseando por vários anos. No Brasil todos gostam de abreviaturas. São milhares. O governo então? A UEB claro imitou. 

E não é que pegou? Todos gostaram. SAPS! Mais rápido. Risos. – Oi Chefe! SAPS para o Senhor! Ele ou ela chega à sede e grita: SAPS para todo mundo! Que droga eim? Posso perguntar? Quando você lê SAPS você lê Sempre Alerta para Servir ou lê SAPS? Mas pensando bem será que não se esqueceram dos lobos? Melhor Possível? Coitadinho dos pequenos. Para ser leal com eles deveria ser MPSAPS! Que papo eim? Mas podem me contradizer. Não ficarei chateado. Não gosto de dizer SAPS. Prefiro o meu bom e "Velho" tradicional Sempre Alerta! Ele é assim em todo o mundo com algumas variações. Só no Brasil temos estas modificações do bom e gostoso Sempre Alerta. Vocês nunca irão encontrar países com escotismo com saudações abreviadas. Tentem escrever para um inglês, francês, espanhol, russo, ou seja, lá que país for e coloque em baixo – SAPS! Ele vai ficar pensando o que seria isto. Mas se fosse Sempre Alerta todos saberiam. Claro que os alemães responderiam: - Alizeit bereit, o espanhol diria Siempre Listo, o filipino Laging Handâ, o finlandês Ole valms, o francês Sois Prêt ou Toujours Prêt, o Holandês Weest Paraat, o inglês Be Prepared o Italiano Sii Preparato. Ufa! Melhor parar por aqui. Será que alguns deles têm abreviaturas?

Porque não dizemos então Sempre Alerta? Significa muito. Estarmos Sempre Alerta para o que der e vier. Lembrarmo-nos que estamos alerta para com Deus, a pátria, para com os pais, para a escola e para a vida, pois ela é sempre uma surpresa. E o Escoteiro está sempre preparado. SAPS? Meu Deus! O Sempre Alerta pode estar aí, mas SAPS é SAPS. Quando o pronunciamos nem lembramos mais do Sempre Alerta. Risos. "Velho" chato de galocha eu sei que vão me chamar. Paciência! Sou mesmo!

Chega por hoje, boa noite meus amigos, durmam esplendidamente bem. São meus desejos sinceros e não deixo de colocar aqui o meu Sempre Alerta!


ABAIXO O SAPS E VIVA O SEMPRE ALERTA!!! Risos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho q nao.li tudo so sei q e sempre alerta mais e o p e o s.???

Anônimo disse...

SAPS = Sempre Alerta Para Servir ✌🏻