Uma deliciosa conversa ao pé do fogo!

Amo as estrela, pois mesmo tão distantes nunca perdem seu brilho, espero um dia me juntar a elas, e estar presente a cada anoitecer alegrando o olhar daqueles que amo

terça-feira, 5 de maio de 2015

Meu amigo Sênior, minha amiga Guia, posso lhes falar francamente?


Conversa ao pé do fogo.
Meu amigo Sênior, minha amiga Guia, posso lhes falar francamente?

                          Desculpe, sei que aqui não é o melhor lugar. Estou entrando quem sabe em seara alheia. Não sou Professor, religioso aconselhador e psicólogo. Sou apenas um Chefe Escoteiro e pai. Gostaria de falar com vocês meu jovem Sênior e minha jovem Guia. Só vocês dois. Os outros mais velhos não precisam. Ele já tem suas vidas formadas e minhas palavras serão como o vento a soprar a noite no deserto dos sonhos. Para ser sincero nem sei se devia falar. Dizem que se conselho fosse bom seria vendido e não gratuito. Nosso amigo Baden Powell já disse certa vez que um homem passou por tudo na vida quando chega aos sessenta anos e os jovens não acreditam no que eles falam. Claro, dão-se conselhos, mas não se dá a sabedoria de aproveitá-los. Acho que foi um poeta quem disse isto.

                          A idade de vocês é uma idade de alegrias e decepções, uma idade onde as preocupações se iniciam, onde a vida e o mundo são olhados de outra forma. Considero uma idade difícil de ultrapassar. Não tão fácil como a passagem do lobinho, ou a do Escoteiro, rota agora é diferente, ela se tornou mais séria. Vocês um dia vão encontrar em seus caminhos, em cada esquina muitas trilhas para escolher. Os sinais de pistas que aprendemos como escoteiros ficaram para trás. Agora é um novo sinal de pista. Muito mais difícil. Fazer a escolha certa é uma arte que aqueles bons mateiros sabem como enfrentar. Isto faz parte da vida e todos nós possuímos o livre arbítrio, a liberdade de escolha para decidirmos qual caminho ou trilha vamos seguir. É difícil escolher a certa. Depois de escolhida não dá para voltar atrás. Podemos sim escolher outra e quem sabe iremos acertar desta vez? Bem nosso amigo lá do céu sempre diz que podemos recomeçar. Recomeçar repito, pois o que está feito está feito. São escolhas difíceis.

                      Em cada etapa vencida neste caminho irão ver em cada esquina pessoas a oferecer a ociosidade, a alegria fácil a ter tudo sem fazer nada. É um mundo colorido que não existe a não ser no imaginário. Como dizem por aí – Não existe almoço grátis! Risos. O primeiro cigarro, o primeiro copo de uma gostosa bebida onde o mundo ficará divertido e as nuances que lhe acompanham deixarão de existir por alguns instantes. Alguns mais afoitos lhes dirão que tem muito mais. Um cigarrinho estranho aqui, outro ali, e tudo vai chegando como uma avalanche que não foi decidida de uma vez, mas paulatinamente. Tudo na vida tem de ter um começo o difícil mesmo e ver onde está o fim. Se quiserem ter uma vida honesta e vencer não deixem para amanhã o que tem de fazer hoje. Começar agora! Se quiserem ser alguém com os princípios sadios do escotismo comecem desde a escola até chegar à faculdade. Fácil. Começar é fácil. Difícil mesmo é decidir em cada esquina aonde ir. Quando a trilha foi bem escolhida tudo bem, mas se a escolha foi outra como disse antes é difícil voltar atrás.

                              Quando alguém lhes oferecerem um caminho cheio de estrelas brilhantes, cuidado. Podem ser um caminho sem volta. Um cigarro hoje, outro amanhã e você dizendo, nada que preocupa. Posso deixar quando quiser. Engano. Não vai ser assim. O mesmo com o copo da bebida gostosa, do cigarrinho feito à mão e de tantas outras armadilhas que vai encontrar pelo caminho. Se você participa do movimento é mais fácil. Seus amigos seniores e guias, seus chefes estarão lá  para lhes dar conselhos amigos! São tantos que confiamos e esqueça aquele que pode te decepcionar. É minoria.

                                Conselhos, ah! Conselhos. Você ri. Os recebe todos os dias de seus pais, dos seus professores do seu líder espiritual. Bah! Não é assim que dizem? Mas como gosto de me espelhar em frases eu digo o mesmo, quem não escuta conselho caros jovens escuta coitado! Arrepender depois pode ser um sofrimento enorme, uma dor profunda de arrependimento, machuca muito e vai doer lá dentro na mente e no coração. Não aceitem o primeiro cigarro, não aceitem o primeiro copo. Não aceitem o primeiro cigarrinho feito à mão. Eles podem levar vocês a caminhos nunca imaginados e nunca sonhados por escoteiros e escoteiras com formação digna.

                          Temos exemplos mil por todo caminho que passamos. Alguns que venceram vão vencer sempre. Sabem o que querem e fazem de suas vidas o caminho do sucesso. São aqueles que adoram a natureza, colocam uma mochila e saem por aí. Deitam na relva e olham estrelas brilhantes no céu. Riem-se entre si com piadas alegres e recordam da alimentação queimada que fizeram. Levantam cedo e apreciam o nascer do sol. Vivem uma vida saudável para ver novamente o por do sol em uma tarde linda e gostosa. Por isto meu caro Sênior e minha cara Guia não sei se falei para o vento. Espero que minhas palavras não seja levado pelo vento inutilmente. Até é possível que vocês nem precisem delas. Meu conselho não sei se foi em vão. Acredito que já sabem separar o real do imaginário, o verdadeiro do falso.


                         É difícil seguir a lei, mas é fácil lembrar que o Escoteiro é puro nos seus pensamentos nas suas palavras e nas suas ações. Bom isto. Fico alegre. Graças a Deus que são dignos de sua promessa e mantem viva na mente a chama da Lei Escoteira. Parabéns jovem Sênior. Parabém jovem guia! Quando a hora da dificuldade chegar, lembrem do nosso Chefe Baden-Powell, dêem um grande sorriso, lembrem-se de sua promessa. O Escoteiro tem tudo para vencer as adversidades. A Lei vai ajudar muito e não esqueçam como um Velho Escoteiro eu estou muito orgulhoso de vocês!

Nenhum comentário: