Uma deliciosa conversa ao pé do fogo!

Amo as estrela, pois mesmo tão distantes nunca perdem seu brilho, espero um dia me juntar a elas, e estar presente a cada anoitecer alegrando o olhar daqueles que amo

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

No meu último verão, eu dormi sob as estrelas!


Conversa ao pé do fogo.
No meu último verão, eu dormi sob as estrelas!

                    Foi no último verão que dormi sob as estrelas. Sei que alguns gostam mais da primavera e poucos do inverno. Eu gosto do inverno. Gosto da chuva fina, do capote sobre os ombros, da manta protegendo minhas pernas, do pequeno fogo aceso e meus olhos fixos na chama vermelha que teimosamente vai subindo aos céus. Fecho os olhos e me lembro de tudo. Dos sorrisos, das gargalhadas, da espera do grito: - Ascende-te fogo! É belo, mais belo ainda é ver um menino, com toda sua força fazer a “Invocação dos Ventos”. Ele não se preocupava com a chuva e mesmo ela fininha caindo quem se incomodava? E a tropa? De olhos arregalados esperando o momento mágico de o fogo subir aos céus! São lembranças gostosas e aqui na varanda da minha casa, vendo a chuva molhar o asfalto, ouvindo uma música suave na minha vitrola espero o entardecer. Gosto disto, de sonhar, de lembrar, de pensar nas frases que nunca escrevi, mas que contém lindas mensagens - Venha! Venha depressa! Veja o céu multicolor, envolvendo as nuvens, desenhando o entardecer!

                Ah! Saudades dos tempos idos. Saudades? Sim, dizem que quem não tem saudades não viveu. Não tem histórias para contar. Dormir sob as estrelas! Você já dormiu? E os seus jovens? Já dormiram? Não existe nada tão maravilhoso. É fantástico e quando a gente lembra surgem muitas vezes uma pequena lágrima que escorre pelo rosto, e a gente se sente feliz, ou infeliz, e deixa que ela role até o chão. Não existe nada mais lindo que sentir as estrelas se aproximando de você. Ver uma estrela cadente passar deixando um rastro no céu. Ouvir alguém gritar: - Faça um pedido! Você fecha os olhos e pensa qual pedido vai fazer. E o ir e vir dos satélites brilhantes? Você olha e se sente uma formiguinha perdida neste espaço sideral. Você sabe que a imensidão do universo é tão grande que se sente pequeno, tenta entender e sabe que é impossível. Quantas vidas ainda teremos nestas viagens a terra ou em outro lugar do infinito para conhecer um pouco? Qual seria a amplitude, a largueza, a vastidão do universo? Teria fim? Como seria? Como seria ter a felicidade em pegar uma carona em um cometa, viajar no espaço, ver de perto as Três Marias, a beleza de Andrômeda, ver bem pequenininha a Cassiopéia, o Cruzeiro do Sul, o Centauro, ah! Como é belo o nosso céu. E como ver a noite passar sem nada ter passado. Sentir lá no fundo do coração a beleza de viver.

                  Dizem que quem teve a felicidade de passar uma noite contando estrelas já teve tudo na vida. A vida de Escoteiro tem disto. Ele pode imitar um macaco-aranha, Um besouro cinzento acasalando, a cigarra cantando, uma onça pintada procurando uma caça, ou mesmo um grito da coruja no limiar da noite. Pode sim descobrir a árvore eco, dar uma batida ouvir o som como se fosse um código de espiões do mar. Quem esteve em uma floresta fechada, imaginando ser mais um de uma Bandeira, querendo encontrar as pedras verdes de Fernão Dias Paes e poder sonhar quando estiver em uma clareira, ao lado um riacho de águas frias cristalinas. E quando a noite chegar ouvir o piar de um pássaro noturno, brincando de esconde, esconde. Quem um dia não levou um vidro branco, prendeu os coitadinhos dos vagalumes pensando em ter uma lanterna mágica? Dormir sob as estrelas! Frase mágica. Abençoados aqueles que um dia dormiram. E fecharam os olhos com tanta beleza e foram pegos pela alvorada com uma passarada cantante, o vento soprando no rosto, a brisa refrescante, uma nesga do sol dizendo que agora ele sim seria o rei.

                   Dormir sob as estrelas! Uma dádiva e uma prova que Deus existe. Esta imensidão do universo não pode ter sido feita do nada. Impossível! Tem explicação? Seria O Big Bang ou a Grande Explosão a teoria cosmológica dominante do desenvolvimento inicial do universo? Pode ser, mas alguém provocou esta explosão. A criação do universo não veio do nada. Fechar os olhos novamente. Aqui na minha varanda ainda vejo a chuvinha fina caindo, ainda com minha manta sob minhas pernas, vou imaginando a vida que tive e que Escoteiros do mundo têm. Uma vez me contaram uma história de um Chefe que se apaixonou por uma estrela. Dizem que foi morar com ela em uma galáxia tão distante que irão ainda passar milhões de anos para que ela seja descoberta. E a lenda completa que serão felizes para sempre. Ah! Sonhos de uma noite de verão, sonhos que valem a pena viver. Uma, duas, três eu amo muito contar estrelas no céu!

              “Um cantor muito famoso disse que uma das coisas mais belas da vida é olhar para o céu, contemplar uma estrela e imaginar que muito distante existe alguém olhando para o mesmo céu, contemplando a mesma estrela e murmurando baixinho: “Que Saudade”“.


Boa noite queridos amigos e amigas. Que Deus todo poderoso, criador do céu e da terra protejam vocês por toda a vida!

Nenhum comentário: