Uma deliciosa conversa ao pé do fogo!

Amo as estrela, pois mesmo tão distantes nunca perdem seu brilho, espero um dia me juntar a elas, e estar presente a cada anoitecer alegrando o olhar daqueles que amo

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A Escola da Vida.



Lembranças da meia noite.
A Escola da Vida.

Que escola é essa? Autorizada pelo MEC? Risos. Não. É uma escola onde se aprende a fazer fazendo, ouvindo e vivendo. Dizem ser uma escola escoteira, mas conheço muitos que passaram por ela e não foram Escoteiros. E olhe se saíram bem com nota acima de dez. Ela não diminui as demais quem sabe aumenta o saber. Sei que muitos já falaram sobre ela e sei também que ninguém até hoje reivindicou seu nome. Não vi no INPE ou no INPI nenhum pedido como fazem com tudo do escotismo. Eu ouvi falar desta escola por Baden-Powell e nem sabia que já estava matriculado. Ele sempre falava na Escola da Vida. Quando mais jovem eu pensava que escola é esta? Qual seria seu curriculum? Só matérias de escotismo? Não. A escola nos ensina tantas coisas que nenhuma outra tem um curriculum tão extenso. O bom desta escola é que não tem taxa mensal. Seus professores atuam sem salários e como em toda escola tem os bons e os ruins. O melhor de tudo é que são milhões ou quem sabe um número menor, pois eles estão sempre ao seu lado ou a sua volta no seu dia a dia.

Não existem matérias importantes e a principal é a aprender a amar o seu próximo. Material difícil que leva anos para se chegar ao final do curso. Dizem muitos que não acaba aí ela continua além da vida. Você entra na Escola da Vida desde que nasceu. Vai absorvendo os ensinamentos e à medida que vai crescendo muitas vezes depende de você ser um aluno dedicado sabendo separar o joio do trigo. Não existem finais de ano. É uma escola que funciona interruptamente. Também não enviam boletins mensais e nem anuais. O diploma você recebe quando conclui que a Escola da Vida foi importante na sua vivência de vida. A maioria dos alunos sempre chega ao final do curso quando se aproxima à terceira idade. É nela que se analisa o quanto se aprendeu e interessante – A maioria continua na escola. Ninguém faz gazeta da desculpa para não ir, finge-se de doente, pois agora o interesse é bem maior.

Eu sou um aluno dedicado nesta escola. Eu absorvi o máximo que podia. Amei a cada momento que passei por ela. Adorei os meus professores estes eternos desconhecidos e conhecidos e muitos já deixaram de lecionar. Nosso fundador Baden-Powell dizia que nesta escola temos o compromisso de nos tornamos úteis e felizes. Dizia também que as escolhas que fizermos quando criança irá nos dar a base para sermos bons cidadãos. Ele insistia que o escotismo também é uma Escola da Vida ele o nosso movimento não é um manual para seguir a risca e aprender como viver. Na filosofia que ele nos trouxe diz que a nossa aprendizagem é para semear a todos o que há de melhor no contato com a natureza e com o mundo daqueles que nos rodeiam. Finalizou dizendo que só assim poderemos colher o fruto de uma felicidade sincera nas gerações vindouras.

Ninguém pode deixar ou fugir da Escola da Vida. Não é uma escolha pessoal. Você pode não ligar para ela, mas sempre ela estará viva a sua volta e na sua mente. Pode-se sim passar por ela sem nada aprender e sem ambições de se tornar bom ou útil a coletividade. Isto também faz parte de matérias desta escola. Ela sabe que um dia iremos retornar e não adianta nos matricularmos ou não, pois a escola não escolhe e nem decide quem é seu aluno. Esta inscrição vem lá do alto. É automática. Aproveite ao máximo as matérias desta escola e assim você só terá alegrias e nunca tristezas.


Boa noite meus amigos e minhas amigas. Durmam bem e que a quinta seja um ótimo dia para aprender muito. Sejam felizes é meu desejo sincero.

Nenhum comentário: