Uma deliciosa conversa ao pé do fogo!

Amo as estrela, pois mesmo tão distantes nunca perdem seu brilho, espero um dia me juntar a elas, e estar presente a cada anoitecer alegrando o olhar daqueles que amo

sábado, 24 de janeiro de 2015

Conversa ao pé do fogo. “Bandeira do Brasil”


Conversa ao pé do fogo.
“Bandeira do Brasil”

Bandeira do Brasil, colorida e festiva,
Alegre como a Paz, vibrante como um hino.
Desfralda nos céus, mais parece um “viva!”
Erguido em saudação à Pátria e ao seu destino!

Bandeira do Brasil! Simbolizas a terra,
A terra e o mar, o sol e o céu, a história e o povo!
Alegre e juvenil teu colorido encerra
A beleza e a expressão de m continente novo!

Outra não sei que seja assim tão viva e bela,
Atraente ao olhar e ao coração mais nobre;
Teu amarelo é sol, e teu azul se estrela
Tal como o céu azul sereno que nos cobre.

Bandeira do Brasil! Irmã de outras bandeiras.
Tua alma para mim tem somente uma cor:
Mesmo sobrepairando as lutas e as trincheiras
És branca como a Paz e pura como o amor!

Bandeira do Brasil, - alma de todos nós!
Hino de cores no ar saudando a humanidade!
Que depois de enxugar o sangue dos heróis
Possas secar a paz ao sol da liberdade!
J.G. de Araújo Jorge.

           Não, hoje não é o dia da bandeira, apesar que todos os dias para mim são dela. Estou aqui a lembrar de tantas e tantas cerimonias de bandeira que participei. Milhares? Não sei, pode ser. Mas eu adoro uma bandeira sendo desfraldada. Adoro mais os meninos que as hasteiam ou arriam. Sempre espantados, com receio de errar. Os seus olhares, as suas performances são inesquecíveis. Um dia um sênior me disse que bandeira não é bicho, não morde e não grita. Mas lá foi ele tremendo a hastear a Bandeira do Brasil. E os chefes? Preocupadíssimos. Sempre ali mostrando aquele Escoteiro da Pátria como se faz. Mesmo que a tropa ou Alcateia tenha anos e anos de experiência. Acho que os meninos se assustam não com a bandeira mas com seus chefes. São tantas ordens, tantos ensinamentos até que um deles carinhosamente diz: A Bandeira em saudação! E lá vai ela pelos ares, ribombando com o vento, forjando cidadania, criando cidadãos, espalhando amor nos corações Escoteiros.

           Mas não é só os jovens que se assustam quando recebem a incumbência maravilhosa de ser mais um a participar da equipe do hasteamento ou arreamento da Bandeira do Brasil. Quantas vezes vi chefes com cinco, dez, vinte e até trinta anos tremerem? Lá estão eles, posudos, em posição invejável, mostrando para todos seu ímpeto patriótico, e eis que se sente no ar um leve piscar, uma bandeira que deixa seus ombros, um olhar infantil e juvenil a buscar no ar e no céu se a bandeira está perfeita. E para assombro de todos eis que ela sobe aos céus, firme e serena, mas ao contrário das outras, de cabeça para baixo! O Chefe quase cai de susto, mas faz parte. O dirigente comanda firme enquanto ela acerta o caminho, desta vez sublime e sobe de novo esfalfando beleza no ar. Quem ainda não sentiu no peito o sentimento sublime de hastear uma bandeira? Quantos meninos e meninas tem os olhos húmidos de esperança para ser mais um dos escolhidos?

             É, uma bandeira faz muitas coisas nos corações Escoteiros. Sentir o grupo, a Alcateia, as tropas em posição de sentido, fazendo uma saudação, olhando em direção a bandeira é um espetáculo que ninguém pode perder. Eu tive visões extraordinárias, No Pico da Bandeira em vi uma Bandeira saudando as montanhas do meu Brasil, no Itatiaia chorei de emoção em um por do sol inesquecível quando a bandeira desceu dos céus. Em um ribombar de sons inesquecíveis vi uma Bandeira sendo molhada pela bruma na cachoeira dos Sonhos, lugares que me marcaram e que eu nunca esqueci, mas a bandeira... É um espetáculo que não quero esquecer. Bandeira no ar, arvorada em uma montanha, Bandeira no mastro de um Grupo Escoteiro qualquer. Bandeira subindo na Montanha da lua, Bandeira descendo nas campinas de Jafé. Eu amo minha bandeira, eu amo estar ali a vendo farfalhar no ar. Meu amor por ela foi maior quando um menino correu debaixo de um vendaval para trazê-la de volta enfrentando ventos terríveis no Pico das Flores. Bandeira do meu Brasil. Linda demais, cores ofuscantes a brilhar para os Escoteiros que também tremem para levá-la ao topo mais alto onde todos possam ver e se orgulhar.

...

Bendita seja, pela tua beleza! És alegre e triunfal.
Quando te estendes e estalas à viração, espalhas, sobre nós um canto e um perfume: porque a viração, que te agita, passou pelas nossas florestas, roçou as toalhas das nossas cataratas, rolou no fundo dos nossos grotões, beijou os píncaros das nossas montanhas, e de lá trouxe o bulício e a frescura que entrega ao teu seio carinhoso.


Bendita seja, Bandeira do Brasil!

Nenhum comentário: