Uma deliciosa conversa ao pé do fogo!

Amo as estrela, pois mesmo tão distantes nunca perdem seu brilho, espero um dia me juntar a elas, e estar presente a cada anoitecer alegrando o olhar daqueles que amo

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A verdade dói.


Lembranças da meia noite.
A verdade dói.

A verdade dói. Interessante. Muitas vezes discutimos o assunto qualquer e um dos contendores diz como se ele fosse o dono da verdade – A verdade dói. Dói? Para quem Cara Palida? Qual verdade a minha ou a sua? Nós ficamos magoados quando alguém diz isto. Afinal a contenda seria para que uma conclusão fosse encontrada e o que se viu é um dos contendores achando que o tema devia terminar e diz de uma maneira imperativa que “Você não aceita a verdade por que a verdade dói”. Eu como sou meio sistemático duvido muito de certas verdades que andam apregoando por aí. Primeiro com as alterações nos últimos 40 anos. Até agora não vi resultados. Todos os donos da verdade diziam que era para melhor. Uma associação escoteira com mais de 80 mil associados que pagam taxas anuais e uma minoria tomando decisão por todos? A verdade? A verdade meu amigo dói!

Venho comentando isto há tempos. Vejo agora que não estou sozinho. Dezenas de outros também querem ter ser direitos. Mas os lá de cima insistem que temos estes direitos e para isto é só procurar o lugar certo. A verdade dele. Quem já foi lá sabe que não é assim. Ser um deles para tomar decisões e esta já chegam praticamente prontas no plenário é como ver que esta verdade, uma verdade deles que dói. Se esta verdade dói imagine a mentira. Claro, na visão do outro sua mentira dói muito mais. Ver pessoas afirmando sempre seu ponto de vista, sem ao menos tentar ver que até hoje só tivemos um lado da verdade então já não é verdade. Shakespeare dizia que devemos aceitar o conselho dos outros, mas nunca desistirmos da nossa própria opinião.

“Quando vejo associados insistindo nas suas verdades me lembra de Bob Marley afirmando que a verdade dói, a mentira mata, mas a dúvida tortura.”. Melhor ficar naquela de que não há fatos eternos, como não há verdades absolutas. Mas chega por hoje desta verdade verdadeira ou mentirosa. O melhor é ir dormir. Um dia ouvi alguém dizer que o silêncio é à força dos sensatos. Muitas vezes é melhor ouvir sem retrucar. Acho que eu não sou assim. Não sei ficar calado sem dar o troco. Paciência.   Como dizia Mahatma Gandhi, “Vocês podem me acorrentar, torturar e até destruir meu corpo, mas nunca aprisionarão minha mente”.

A madrugada vem aí. O Velho Escoteiro vai encostar seus ossos e tentar dormir. Não sem antes parabenizar à jovem escoteira que tomou uma decisão que merece meu aplauso. Em vez de só criticar ela arregaçou as mangas e partiu para a ação. Um protesto público. Nem sei quantos vão comparecer, pois é claro que o patrulhamento ideológico irá atuar em todas as áreas para ninguém ir. Poderá até também haver cerceamento a liberdade do pensamento e quem sabe, admoestações e chantagens. Quem viver verá, mas isto mostrou um pouco da verdade do lado de cá, que nem todos estão a aplaudir estas mudanças e este famigerado uniforme, que mostra sem sombra de duvidas que existem pobres e ricos no escotismo. Os ricos podem escolher entre os dezoito ou dezenove tipos da vestimenta, e os pobres só podem comprar o mais barato. Isto é claro se puderem comprar.


Boa noite meus amigos e minhas amigas. Amanhã é outro dia será um belo dia para sorrir com a atitude desta jovem escoteira que até agora mostrou não ter medo de cara feia. Parabéns pelo trabalho. Aceite meu abraço amigo e o meu Sempre Alerta! Durmam bem nas bênçãos de Deus!  

Nenhum comentário: