Uma deliciosa conversa ao pé do fogo!

Amo as estrela, pois mesmo tão distantes nunca perdem seu brilho, espero um dia me juntar a elas, e estar presente a cada anoitecer alegrando o olhar daqueles que amo

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Os cursos técnicos são adoráveis.

Lembranças da meia noite.
Os cursos técnicos são adoráveis.


    
Outro dia vi um comentário de uma Chefe sobre um curso técnico de Arte Mateira que fez e mostrando as fotos. Ela estava muito feliz e tinha um belo sorriso estampado no rosto. Pensei comigo, como é bom participar de um curso assim. Acredito quer devem ter uma procura imensa por parte dos nossos Escotistas. Quando vemos tropas em atividade ao livre fazendo tais atividades sinto que ali está a verdadeira essência do escotismo. Fico triste quando vejo uma tropa tentando passar em uma Falsa Baiana feita pelo Chefe, ali junto ao jovem como a pensar que ele pode cair. Um por um os demais fazem o mesmo. Seria isto o Sistema de Patrulhas? Não seria melhor dar uma corda para cada Patrulha e dizer – Façam vocês mesmo. Depois um jogo com todas tentando atravessar?  Que não estiquem bem as cordas, não importa. Não é isto que diz nosso método? Por isto acho válidos os cursos técnicos.

Sempre ouço dizer que nosso movimento pretende a formação e o adestramento de lideres. Não só dos chefes como dos jovens. Fazendo isto iremos fornecer não só a boa cidadania, iniciativa e desenvolvimento de suas potencialidades físicas mentais e espirituais. Se as atividades ao ar livre fosse como pensou BP a procura dos jovens para participar do movimento seria grande e a evasão iria diminuir. Infelizmente sem querer ofender a quem quer que seja, temos uma grande maioria de Escotistas-não formados atuando como amadores. – O adulto só atua com supervisão. Se Isto é feito, se o jovem participa de uma sequencia de atividades adaptadas a sua idade, exercitadas é claro ao ar livre o sucesso é real. Bons programas para o jovem faz com que ele aprenda a cooperar e liderar.

Chamam-nos de saudosistas, mas vejam que a rápida expansão do Movimento Escoteiro durante os primeiros anos, foi devido ao método novo de educação, que se apresentava de uma maneira simples e que atraia os jovens pela sua simplicidade. Recorria a uma linguagem fácil, muito afastada dos termos técnicos utilizados no mundo pedagógico e sociológico de hoje. Dizem alguns e eu confirmo que talvez seja esse um dos motivos para não citarem Baden Powell ou o Escotismo como fonte originária dessas ideias e técnicas. Nosso movimento tem uma finalidade tão séria que exige em alguns casos uma abordagem de qualidade profissional.

Acredito que vocês sabem que nos países avançados, a prática da demonstração e a da descoberta, às atividades ao ar livre, a aprendizagem em pequenos grupos de fazer para aprender, são técnicas escoteiras que conhecemos de outra maneira. Por nossa culpa e pela repetição pura e simples destas técnicas, dos jogos e até a ausência do método nas atividades praticas da tropa, trouxe aos olhos do público um desinteresse e em alguns casos alguns educadores nos consideram um Movimento excessivamente infantil e nos domínios da educação somos vistos como atrasados e ineficazes.

     - Quando BP reuniu em 1907 na ilha de Brownsea na Inglaterra 20 jovens de diferentes meios socioeconômicos e educativos, ele trouxe uma enorme contribuição educacional que, na época estava estagnado. Assim o Escotismo veio dar uma visão mais abrangente às escolas e estas é que estão tirando partido das técnicas escoteiras de demonstração, observação e dedução, aplicando-as às suas classes. Às técnicas de aprender fazendo e tentar fazer sem saber, até descobrir o certo através do erro, sempre foram partes do método Escoteiro. Confiar no rapaz para que ele próprio seja responsável pela sua autoeducação e disciplina sempre fez parte do Escotismo. Dar liberdade ao espírito de competição e da aventura, através de jogos, acampamentos e excursões. Este é o Programa Escoteiro e que bem realizado se mantém na liderança das técnicas até hoje empregadas.

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