Uma deliciosa conversa ao pé do fogo!

Amo as estrela, pois mesmo tão distantes nunca perdem seu brilho, espero um dia me juntar a elas, e estar presente a cada anoitecer alegrando o olhar daqueles que amo

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Deus existe?

Lembranças da meia noite.
Deus existe?



Que pergunta eim? Será que cabe aqui? Para noventa e nove vírgula nove dirão – Chefe! Claro que existe que pergunta mais idiota! É idiota mesmo. Mas vamos com calma. Resolvi escrever este artigo porque me lembrei das palavras de um grande Chefe que já se foi e que hoje publiquei aqui o artigo dele os Sete Perigos. Ele diz – (palavras também de Baden-Powell) - Somos uma parte complementar na vida do rapaz; complementar na escola, dos pais, da igreja, e, mais tarde, do trabalho. Sempre soube disto. Achava lindo minha promessa e a de todas que um dia tive a honra de tomar e olhe que foram milhares – Prometo pela minha honra, fazer o melhor possível para: Cumprir o meu dever para com Deus e a minha Pátria. Lindo não? E as orações escoteiras? Aquela canção que dizia que – Prometo neste dia, cumprir a lei, sou teu Escoteiro senhor e Rei. Esta deixava a gente tremendo de emoção. E a lei quando o Chefe dizia: O Escoteiro é puro de corpo e alma. O Chefe completava – ai está Deus em toda sua plenitude!

O tempo foi passando e as maravilhas de um Escoteiro leal, honesto, amigo dos animais e das plantas, sorridente, uma palavra sagrada onde à honra vinha em primeiro lugar, onde tirar o chapéu para uma senhora ou um mais Velho era sagrado. Quando o Chefe nos dizia isto sem querer nos amedrontar, pois amar a Deus por causa do Inferno não é uma maneira educada de educar religiosamente. Mas a gente quando estava no campo, vendo o vento bater nas arvores, nas folhas, um som que a gente dificilmente encontrava na cidade o Chefe dizia – É a natureza mostrando Deus em toda sua força! Um dia ele nos pediu que plantássemos uma flor. Qualquer uma. Que tentássemos analisar como ela poderia nascer crescer, e ficar tão bonita. Um mês depois perguntava – quem plantou? E a gente via o sorriso da escoteirada levantando a mão e na outra um vasinho com uma rosa, um antúrio, uma bromélia e tantas outras. Deus existe? Poxa, olhe as flores, veja como meninos Escoteiros descobriram como plantar e crescer internamente. Isto não é Deus? 

Não sei se existe ainda o amor à natureza e sentir Deus bem de perto da gente como antes. Acredito que sim. Nós chefes sabemos que o melhor exemplo somos nós mesmos. E quem esquecia a oração após a bandeira? E ao encerrar as reuniões? O orgulho do escolhido em dizer em palavras simples – Senhor ensinai-me se generoso, a servir-vos como mereceis... E na hora das refeições? Uma oração que a gente fazia olhando para o fogão com uma fome de lascar. Risos. Mas será que isto vai acabar? Não sei se vocês estão seguindo muitos países que se dizem modernos e acham que Deus é uma escolha de cada um. Acham eles que quem não acredita tem direito a ser Escoteiro também. Mas quem trouxe isto para o nosso movimento? Os adultos ateus é claro. Deixar que um menino escolhesse entre amar a Deus ou não é como deixar a ele se vai à escola ou não. Se vai sentar a mesa com os pais ou não. Se vai obedecer à hora de dormir e levantar enquanto jovem. Não? Não é assim? Mas se ele na idade que está pode escolher algum tão importante como a religiosidade ele não pode escolher tudo que quiser? – Hoje vou escolher falar palavrões, brigar na escola, agora tenho meus direitos!

Estão a discutir em muitos países se deve ou não ser abolido a palavra Deus da promessa. Até tem outro que diz tirar a Pátria da promessa também. Tem países que decidiram que sim. Aqui pouco se fala, mas como todos dizem que somos um movimento moderno e pragmático não duvido nada que breve isto passará a ser discutido ou ser um fato consumado. Eu já vejo muitos adultos falando. Dizem que é democrático. Porque não cobram democracia da nossa direção? Será que algum dia ela irá fazer uma pesquisa seria porque até hoje nunca fez sobre nada que criou ou mesmo temas importantes que envolvem todos os associados? Ou será que ela dirá simplesmente que fez uma pesquisa que ninguém viu e partir dizendo que desta data em diante fica abolida a palavra Deus da promessa? Sei que hoje isto é tabu. Ela a nossa liderança nem fala sobre isto, mas soube que tem um deles que fala as portas fechadas. Não sei. A liberdade da escolha sexual breve deixará de ser tabu. A uma força tremenda da aceitação por parte do escotismo em muitas nações. Dizer que sou contra? Não sou. Sou contra a maneira como vai ser discutido o tema. Tenho medo do autoritarismo da nossa direção.

Quanto a Deus ele sempre vai existir dentro de mim. Lembro que uma vez, dirigi um Curso da Insígnia de Madeira, oito dias no campo, e resolvi em mesmo dar a sessão sobre Deus. Havia uma unidade didática, mas não a segui. Foi uma noite que não esqueço nunca. No final meus olhos estavam cheios de lágrimas. Uma palestra dada a luz de lampião, em uma orla da floresta, somente sons da natureza e ela a palestra me marcou para sempre. Quem esteve lá neste curso acredito eu se não viu Deus naquela noite, nas estrelas do céu, no brilho dos vagalumes e no orvalho caindo pelo menos sentiu Ele no coração. Fico pensando comigo mesmo, um mundo como o nosso bilhões e bilhões de galáxias, a prova viva que a matemática não tem começo e nem fim, e pensar que viemos do nada é um paradoxo. Mas o livre arbítrio é assim. Cada um escolhe seu caminho, é um direito de todos não?


Boa noite meus amigos e amigas. Fiquem com Deus. Quando faço minha oração meu coração parece vibrar de emoção. Fecho os olhos e sinto todo o universo dentro de mim. Durmam bem!

Nenhum comentário: