Uma deliciosa conversa ao pé do fogo!

Amo as estrela, pois mesmo tão distantes nunca perdem seu brilho, espero um dia me juntar a elas, e estar presente a cada anoitecer alegrando o olhar daqueles que amo

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Gente! Assim não dá!

Lembranças da meia noite.
Gente! Assim não dá!



         Não dá mesmo. Desculpe não dá para mim, mas para vocês não vou meter a colher onde não devo. Afinal tem gente que gosta de chocolate e tem outros que gostam de bolinhos de fubá. Não fui preparado para tantas coisas de hoje. É um mundo estranho para mim. Minha vida foi calma, gostosa e cheia de felicidade e mesmo percorrendo grande lagos, rios, montanhas vales e picos neste Brasil imenso tudo sempre foi muito natural. Dinheiro? Meu Deus! Não era e nunca foi nossa preocupação. Dona Nenê ou a mamãe fazia os distintivos e lenços de graça. Com a minha caixa de engraxate dava para tirar uns trocados e comprar linhas e panos. Foi com ela que comprei meu chapéu, minha faca, minha machadinha, meu cantil minha bússola e o meu canivete suíço. Hoje? Só querem faturar em cima do nosso querido movimento Escoteiro. Errado? Para mim sim para outros não. Taxas? Bem teve época que em alguns grupos que dirigi a gente cobrava, mas uma mixaria. Coisinha pouca. Máximo de cinco mangos para quem podia pagar. E aí vão perguntar e como faziam atividades sem dinheiro? Meu amigo, fácil muito fácil e olhe acho que o escotismo que fiz não fica a dever aos que hoje tem rios de dinheiro para gastar.

Ainda agora vi o comentário de um sênior que quer ir ao Jamboree no Rio Grande do Norte. Avião ida e volta, outras despesas e sem considerar a taxa que irão cobrar lá vai andar por volta de R$2.500,00 ou mais. Alguém deu a ideia de juntar uma turma e alugar um ônibus. Quatro ou cinco dias de viagem só ida e com a volta dez dias. Almoço, jantar e coisa e tal. Nem quero entrar nesta polemica. Já coloquei o traseiro dentro de um ônibus por cinco dias e confesso que não foi mole. No Jamboree anterior do Rio de Janeiro perguntei a meio mundo se viram a nossa direção mostrar o balancete. Nada. Ninguém sabia de nada. Comentei que não só aquela atividade, mas tantas outras parece coisa de fazer caixa para aumentar os trocados que eles já têm. Certo ou errado fico com o errado. Transparência minha gente. Transparência! Sei que ali tudo é honesto mas custa explicar? Todos que me leem acho eu que devem conhecer o Grupo Escotismo e suas histórias. Só vendo o número de pessoas que querem fazer seu marketing e faturar. Errado? Para mim sim para outros não. E os que me procuram na minha página? Eu infelizmente tenho que patrulhar. Se o nome é Escotismo e suas histórias faturar em cima do nome não está certo. Mas acreditem, já descobriram que nunca é publicado e passaram agora a utilizar os comentários, pois ali não tem patrulha. Uma mão de obra para apagar.

É gente vendendo óculos, camisetas e balangandãs, outros dizendo que você vai ficar rico se depositar vinte reais, meninos Escoteiros, seniores sendo enganados por charlatões e já tem aquele vendendo lenço do jamboree. E depois me dizem que o escotismo não é para pobres. Coitados dos pobres Escoteiros. Todo mundo quer tirar sua casquinha. Ate fiquei pensando se não dava para eu tirar uma também. Afinal sou aposentado, sem dinheiro, mais duro que carne de terceira e porque não? Não dá. Escotismo para mim não é isto não. Vou continuar pobre e morrer assim. Sou orgulhoso mesmo. Veja os nossos dirigentes como fazem tudo para tirar uma casquinha. Alegam que se você não tem pode ser registrado. São generosos. Mas você pode ganhar o novo uniforme? Pode ganhar a passagem para o Rio Grande? Pode ter de graça a taxa que vão cobrar? Uniforme, setenta e tantos mil rindo e comprando o tal traje. Nem as Casas Bahia tem uma clientela assim. Burras de dinheiro em caixa. Mudando de assunto vejo que muitos dizem que uniforme é uma coisa, traje é outra coisa e farda é coisa com coisa. Risos. Invenção. Tudo para mim é uniforme. Claro os militares falam em farda, mas os nossos lideres não querem nem saber de falar em farda. Um medo danado de que podem dizer que somos um movimento militarizado. Procurei no dicionário:

Significado de Traje - Vestuário habitual; vestuário próprio de alguma profissão; roupa etc.
Significado de Uniforme - Que tem a mesma forma; idêntico: Que não varia; que é sempre o mesmo; regular, idêntico, conduta uniforme. Traje comum a toda uma categoria; farda: uniforme escolar.
Significado de farda: - Traje uniforme para uma categoria de indivíduos; uniforme. Fardamento.

Agora me digam qual a diferença? Bem chega por hoje. Um dia conto para vocês como viajei no lombo de uma bicicleta, ou no meu querido “Vulcabrás” por tantas estradas da vida, com dois ou três tostões no bolso. Impossível hoje? Se fosse menino como fui dava um chute nesta palavra impossível e partir para grandes aventuras que só os Escoteiros sabem fazer. Claro ia fazer um escotismo aventureiro, uma mochila nas costas, um sorriso nos lábios, um farnel levado de casa e o destino? Explorar serras, montanhas, vales e ver o nascer e o por do sol. Correr atrás da cotovia, chegar próximo da Raposa cinzenta sentir o som do seu ronronar. Explorar bosques e matas que acho ainda existe neste mundão brasileiro. Quem sabe pegar uma estrada de terra onde nunca passei com olhos firmes na curva para ver o que tem ou o que vou encontrar no seu final. Gastar o que não tenho para uma atividade caça níquel? Nunca. Isto não é o escotismo que penso e acredito.

Boa noite meus amigos e minhas amigas. Uma feliz quarta feira para todos vocês!





Nenhum comentário: