Uma deliciosa conversa ao pé do fogo!

Amo as estrela, pois mesmo tão distantes nunca perdem seu brilho, espero um dia me juntar a elas, e estar presente a cada anoitecer alegrando o olhar daqueles que amo

sábado, 7 de março de 2015

Conversa ao pé do fogo. Porque sou Escoteiro?


Conversa ao pé do fogo.
Porque sou Escoteiro?

             Quer saber? Muitas vezes eu não sei. É difícil explicar. Tantos têm a resposta na ponta da língua e eu fico a pensar em uma resposta que me satisfaça. Mas afinal um Velho Escoteiro como eu não devia ter todas as respostas? Parece fácil responder. Tão fácil que qualquer lobinho tem a resposta e eu não tenho. Dizer o que todos dizem é copiar e nem sei se eu poderia sentir o que eles sentem. Como explicar as batidas no meu coração quando visto o meu uniforme? Seria este um motivo? Pode ser... Mas não seria a vida ao ar livre? As excursões, as escaladas, os bivaques ou os acampamentos? Bem que poderia, mas ainda não tenho a resposta exata. Há tempos venho procurando uma resposta que me agrade. O céu azul, nuvens no céu, o alto de uma montanha, o cantar dos pássaros, um riacho sedento correndo para o mar. Quem sabe é o vento balançando as árvores? O orvalho da madrugada caindo e molhando minha face em uma linda noite de acampamento? Pode ser até o piar de uma coruja no carvalho dizendo coisas que não entendo. Seria por isto? Pode ser que sim, pode ser que não.

             Quantas vezes meu corpo tremeu por um fato Escoteiro qualquer, irrelevante para muitos, mas tão importante para mim? Seriam então estes fatos que explicam porque sou Escoteiro? Quem sabe... Eu penso que talvez possa ser as canções Escoteiras que tantas saudades me trazem. As de Gilwell, as tradicionais e eu gosto muito de cantar o Guinganguli, Stoldola, a Árvore da Montanha, o Cucu a canção da promessa elas não são todas lindas? Claro que sim, mas não sei se explicam porque sou Escoteiro. Quem sabe foi quando fiz a minha promessa? Afinal um dia eu jurei fazer o melhor possivel, olhando para minha Bandeira, sentindo o orgulho de ser brasileiro, pensando em Deus que se fez presente, na minha patrulha, no meu Monitor e no meu Chefe. Dia incrível que nunca esqueci. Mas seria este dia que explicaria porque sou Escoteiro? Ainda tenho dúvidas. Procuro uma resposta sincera, bonita, simpática e verdadeira que me satisfaça e ainda não encontrei. Quem sabe a resposta não está em um Fogo de Conselho? O lenho ardendo, as fagulhas seguindo o vento e sumindo na escuridão não seria um motivo para explicar melhor porque sou escoteiro? Ou então as divertidas apresentações das patrulhas, quem sabe foi naquele dia que resolvi representar sozinho para toda a tropa? Foi bacana. Emocionei-me com as palmas Escoteiras. Acho que talvez ali eu possa entender porque sou Escoteiro.

            Pensando melhor e quem sabe foi o dia que chorei. Chorei? Olhe quantas vezes eu chorei um dia. Foram vários. Chorei na partida de um amigo Escoteiro, chorei na ida para o céu de um Chefe Escoteiro, chorei naquele dia no Pico da montanha com aquela vista deslumbrante, vendo nuvens escuras no céu com respingos de chuva nos vales que avistava. É eu chorei também tantas vezes a cantar minha canção preferida... Porque perder a esperança... Canção que marca que entra na gente que explora nossos ideais, nossas fraquezas, nossos sentimentos... Pode ser que tenha sido ela, a Canção da Despedida é um marco em minha vida.  Poderia ter sido a canção que explicaria porque sou Escoteiro. Muitos dizem que tem um bichinho que morde a gente e mesmo contra as adversidades ele não sai. É não sei se foi apenas um “bichinho” até que pode ter sido. Mas sei de muitos que foram mordidos pelo bichinho e já não estão mais aqui. Ainda matuto e fico pensando porque sou Escoteiro. Procuro uma resposta que me satisfaça que me explique tudo por passar uma vida pensando em escotismo. Fraternidade? Sorrisos? O Rataplã? Até que poderia ser. Não dizem que somos a maior fraternidade no mundo? Não dizem que somos todos irmãos? Pode ser um motivo suficiente para que encontre a minha resposta. Penso muito, penso no nosso lema, no aperto de mão, na minha patrulha querida, nos amigos que fiz, por acreditar em BP e cantar alegremente que ele está em minha mente, no meu peito e no meu coração.

            Sabe meu amigo e minha amiga, minha resposta não vai explicar o que escrevo do meu passado, no que fiz ou no que faço e farei. De uma coisa eu tenho certeza, tudo que fiz foi por amor a um movimento que me cobra a cada segundo tudo que faço. Aqui sentado na varanda da minha morada estou a procurar uma resposta. Qual? Porque amamos a Deus se não podemos tocá-lo? Porque amamos alguém sem ter este amor seguro por uma mão invisível que não podemos ver? Tente você segurar o vento. Consegue? Ele não deixa, ele lhe escapa entre os dedos e vai pelos vales, pelas campinas a alegrar os seres vivos que vivem na natureza. Pense no nascer do sol, não é lindo? E o por do sol? E o ar puro de uma floresta, os pássaros soltos que voam em bandos e cantando onde quer que eles vão. Isto até que poderia explicar porque sou um Escoteiro... São tantas as coisas lindas que acontecem conosco que a dúvida vai aos poucos se dissipando. A resposta está próxima. Quem sabe eu já sei por que sou Escoteiro?

            Sim, eu agora eu me lembro porque sou Escoteiro. Eu consegui ver coisas inimagináveis. Eu tive a honra de ver uma flor a desabrochar. Uma flor? Isto mesmo, só quem é Escoteiro pode ver o nascimento de uma rosa vermelha, uma tulipa amarela ou uma cerejeira em flor. Só quem é Escoteiro pode ver o exato momento em que uma borboleta se liberta de sua crisálida e ganha os céus. Só quem é Escoteiro pode ver os vagalumes brilhando nas noites escuras dançando um ballet inesquecível. Só mesmo quem é Escoteiro pode sentir as estrelas cintilantes no céu, ver um cometa cruzando o espaço sideral. Só quem é Escoteiro sabe como é gostoso dar um sorriso ao sentir a brisa do amanhecer. É isto mesmo. Só quem é Escoteiro sabe do companheirismo em uma patrulha, na hora do silêncio a rezar e dormir esperando o nascer do sol para começar tudo de novo. Só quem é Escoteiro pode sentir no peito um enorme amor pelo seu semelhante.

                   Agora eu entendo bem por que sou Escoteiro. Deus me deu os olhos para ver o mar, as ondas beijando a praia, as gaivotas dançando no ar. Deu-me as pernas para explorar as mais altas montanhas pular as dificuldades e poder correr por belas planícies. Deu-me os ouvidos para ouvir o som da natureza, o cantar da passarada. Deu-me o nariz para que eu pudesse respirar a fragrância suave do ar. Sou mesmo um Escoteiro porque tive a honra de ver e ouvir o cantar de uma Cotovia em uma serra distante. Sou Escoteiro porque vi música linda na cascata cristalina jorrando sobre as pedras que sonham viver no vale dos amores. Sou um Escoteiro porque amo este paraíso, as belezas naturais, o ar que parece perfumado, os raios de sol mais dourados e a vida abundante desta maravilhosa natureza!    

                   E você meu amigo já descobriu porque é um Escoteiro? 

Nenhum comentário: