Uma deliciosa conversa ao pé do fogo!

Amo as estrela, pois mesmo tão distantes nunca perdem seu brilho, espero um dia me juntar a elas, e estar presente a cada anoitecer alegrando o olhar daqueles que amo

sábado, 26 de julho de 2014

Manias de Velho Escoteiro.


Hora de dormir, sonhar quem sabe...
Manias de Velho Escoteiro.

            Dizem que todo Velho é maniento. Alguns completam que além de maniento é chato, pirracento e nem deve ser levado em consideração. Eu me enquadro nisto. Se tenho direitos ou não faço de conta que não importa. A vida segue seu rumo e são como a memória do passado que fez rastros e nunca irão ser esquecidos. Hoje eu olho no tempo e lembro-me de um poeta - O sorriso que eu levo hoje apaga todos os outros rastros. Eu aprendi, aos trancos, que ser feliz não dói. Sei que como eu milhares também são felizes. O escotismo tem o dom de em qualquer época fazer a felicidade de todos que dele usufruem. Sou hoje um Escoteiro diferente. A mochila que carregava por estradas sem fim está guardada. Fico atrás da montanha a observar os passos que os jovens e adultos de hoje dão em busca da sua felicidade no escotismo.

             Tem muitos que encontram uma estrada perfeita. A eles eu desejo que os ventos de outono não apaguem seus rastros e os leve como as folhas secas ao próximo inverno. Uns ficam o pé na trilha e nunca mais a deixam. Outros nem sabem onde a trilha os levará. Quem sabe quando estiverem no futuro e olharem o passado não serão como eu? Dirão: - Ter manias é uma arte. Um poeta me contou uma vez que envelhecer traz todos os tipos de coisas impressionantes: - Responsabilidade, o direito legal para beber (?), rugas, discordar, dormir e comer quando quiser aposentadoria forçada, o “cheiro de Velho”, o aumento de desejo de comprar mesmo não tendo um tostão furado, tremer com gritos de crianças da vizinhança, cabelos brancos, perda de dentes, flacidez ufa! Será que tenho tudo isto?

              Adquiri manias que tento superar e não consigo. Fico nervoso com o Lenço Escoteiro sem o uniforme esbanjando sorrisos da escoteirada de hoje. Dos que acreditam que colocar no politico o torna Escoteiro em minutos. Tremo dos pés a cabeça com a tal nova vestimenta. Tento imaginar meninos nas montanhas, bandeiras ao vento, cantando o Rataplã com esta vestimenta. Sem o chapéu? Com colocado de qualquer jeito? Sem o meião? Com camisas soltas e outras presas? Meias curtas brancas? Não dá para imaginar eles correndo por estradas em suas bikes, fazendo jornadas com esta vestimenta. Quanto tempo vai demorar para eles serem conhecidos por este Brasil gigante? Olha! Diz o matuto do sertão, quem são eles? Esconder o chapelão conhecido, a calça curta caqui, o lenço bem postado e pensar que ainda é um aventureiro? A memória do passado fez rastros que nunca irão ser esquecidos. Rastros que a mente não consegue apagar. Ah! Manias, quantas manias. Manias de tudo que viveu e sabe que nem em sonhos vais ver o que um dia se foram. Dormir, sonhar, contar estrelas no céu e quem sabe apagar os rastros de sonhos que não foram realizados.

              Peço perdão a todos por minhas manias que alguns sabem que tenho e outros desconheciam. Acreditem mesmo fechando meus olhos opacos de um Velho Escoteiro eu aceito. Aceito em parte, pois duvido das boas intenções de alguns dirigentes do escotismo brasileiro. Acho que andam como caranguejos, dois passos à frente três atrás. Ainda tento nas minhas manias contar histórias fantásticas de meninos heróis. Ainda os vejo com um belo sorriso nos lábios a perscrutarem o horizonte vendo o nascer do sol. Sentindo a natureza na pele, Ouvindo a passarada cantar no alvorecer de um novo dia. Poetas que me fazem lembrar e um Velho cheio de manias como eu nem sei se deviam existir. Quanto tempo... Há pessoas que passam... Apenas passam! Há pessoas que passam e deixam rastros permanentes! Há pessoas que passam e se vão! Mas... Há pessoas que se vão e não passam!

              Olhar um Primeira Classe, sua pose, seu sorriso de vencedor. Ele sabia que chegar ali o caminho foi longo a percorrer. Que lembranças um Velho maniento ainda pode ter? Onde anda o Mor Segunda Estrela, que carregava o totem da Alcateia? E o Monitor Guia que o Chefe confiava à tropa? Desapareceram no tempo. Velho maniento eu sei que muitos pensam assim, estes jovens guerreiros que agora dirigem o mundo os seus passos são firmes, acreditam ser vencedores, nem ligam se Baden-Powell um dia disse que a experiência dos mais velhos deviam ser levadas em consideração. Isto não, a juventude tem força, tem garra e vai transformar o mundo. Sempre foi assim. Eu um Velho cheio de manias ainda penso que abandonar o longo caminho andado, sentir apenas pequenos ventos pequenos rastros no chão. Eles nunca o levarão. Só germinará o que fora plantado por eles?

               Manias de Velho Escoteiro. De chorar o que já se foi e o que está sendo. Não devia ter belas lembranças? Meu amigo difícil, quando hoje um novato lhe diz SAPS como se fosse comum, sem levantar a cabeça, como se fosse uma bela saudação Escoteira você passa a não acreditar no passado. – Muitos na porta da sede escoteira, esperando os amigos da patrulha, do Chefe, dos lobos e dos seniores, procurando ser mais atencioso mais alerta, mais atento e dar um passo a frente, com aquele sorriso maravilhoso, com o pipocar dos calcanhares e dizer gritante sem ofender: - SEMPRE ALERTA! Ou quem sabe: MELHOR POSSIVEL!
                                                                                                 

              Boa noite meus amigos e amigas, que Deus esteja com vocês sempre. Um excelente domingo de um Velho Escoteiro cheio de manias. Adoro isto!

Nenhum comentário: