Conversa ao
pé do fogo.
Conselhos de
um Velho Escoteiro.
Hoje levantei sorrindo.
Atualmente nem sempre faço isto, mas hoje foi diferente. Pensei com meus botões
(onde andam os botões? Minhas roupas não têm mais – risos), continuando, pensei
com meus botões: Porque não passar um pouco do que aprendi para amigos chefes
que podem se interessar? Logo me veio à mente aquela metáfora: “Se conselhos fosse
bom seria vendido”, mas a outra apareceu logo em seguida: - “Quem não escuta
conselho escuta coitado”! Sei que BP escreveu que os velhos passaram por muitas
fases na vida, aprendendo e quando chegam a certa idade os mais novos não
querem saber de ouvi-los. Ele tem razão, mas são teimoso. Aqui vai alguns e
gratuito.
- O escotismo é uma
filosofia de vida somente. Não é uma maneira de vida. Pensemos que nossa
colaboração é espontânea, mas temos uma família, uma atividade profissional,
amigos não Escoteiros e outros familiares que sempre contaram conosco.
Lembrar-se sempre que ter o escotismo no coração é uma coisa, dedicar tempo
demais é outra;
- Nosso movimento
pretende colaborar na formação do jovem em sua família, na escola e se for
necessário na sua religião. Nunca vamos substitui-los. Não somos pais,
professores e nem religiosos para assumir tal função;
- Lembremos que somos
para eles os jovens uma espécie de heróis. Tudo que fizermos eles farão também.
Portanto nossos atos e ações devem ser medidos como exemplo e lembrarmos que
nossa falha irá influir na formação deles;
- Devemos trabalhar com
o todo mas pensar que cada um tem sua maneira de vida. Cada jovem tem seu
estilo pessoal e devemos entender e nos aproximar dele sempre para podermos ajudar.
Nosso trabalho é fazer com que todos permaneçam por muitos anos como escoteiros;
- Uma Alcateia e uma
Tropa devem ter como objetivo conseguir pelo menos três patrulhas com seis cada
uma ou três matilhas com seis também. Dificilmente conseguiremos desenvolver a
Mística da Jângal ou o Sistema de Patrulhas com as tropas e alcateias em número
reduzido;
- Na Tropa Escoteira se
o Sistema de Patrulhas não for bem aplicado, se o Chefe não tiver uma noção de
como ele é e como funciona dificilmente se conseguirá os resultados da formação
e do desenvolvimento do jovem no método Escoteiro;
- Nenhum Chefe ou Akelá
tem a função de faz tudo. Tem que aprender a trabalhar com os jovens, dividir
tarefas e confiar. Só se aprende a fazer fazendo. Primos e Monitores não são
apenas nomes ou jovens que vão à frente para dar ordens. Cada um deve ser bem
formado nas suas responsabilidades e isto se faz frequentemente;
- O trabalho dividido
com os monitores ou com as próprias patrulhas e matilhas, dão excelentes
resultados. Quem se sente responsável fica mais tempo e valoriza mais o
aprendizado;
- Os melhores programas
de reuniões são aqueles que os jovens participaram com sugestões e ideias. Um
tempo para a patrulha falar sobre isto, um tempo para a matilha sentir sua
responsabilidade no programa, uma Corte de Honra funcionando, Patrulhas
conversando e se adestrando são os melhores caminhos para uma ótima reunião;
- Uma vez por mês tirar
alguns minutos para um Conselho de Tropa. Ouvir sempre é bom, deixe os jovens
ficarem a vontade, não interrompa mesmo que se sinta ofendido. Lembre-se que não
é só você quem vai decidir tudo. Tenha sua biblioteca Escoteira. Leia pelo
menos um livro por mês. Não só os jovens mas você também pode aprender a fazer
fazendo;
- Nosso Movimento é uma fraternidade
livremente aceita, e não tem caráter de
obrigação, o adulto só atua com
supervisão. Ele (o Escotismo) pretende fazer com que o jovem participe de uma
sequência de atividades, adaptadas a sua idade, exercitada principalmente ao ar
livre, ajudando uns aos outros, confiando-lhes responsabilidade e assim
acreditando que seu caráter se afirme. Só assim é possível que ele se torne um líder
de sí próprio e pronto a assumir seu lugar na sociedade;
- Os jogos fazem parte das atividades Escoteiras.
Não se preocupe com eles. Uns minutos para que a tropa entenda sua responsabilidade
nas sugestões e confecções dos jogos. Uma lembrança para que cada Escoteiro pesquise
sobre jogos durante a semana, e que cada um deve trazer por escrito o melhor
que escolheu, o Chefe terá uma enormidade deles ao seu dispor, e o melhor, foram
escolhas deles;
- O escotismo nos trouxe um método
novo de educação, e que se apresenta de uma maneira simples e atrai os jovens
pela sua própria simplicidade. Alguém disse que os bons chefes são os amadores.
Os profissionais costumam com sua técnica não fazer um escotismo alegre e
fraterno. Ele tem uma linguagem fácil, muito afastada dos termos técnicos
utilizados no mundo pedagógico e sociológico de hoje. Não complique, faça tudo
de maneira simples e vais ver que terás excelentes resultados.
- A prática da demonstração e a da
descoberta, às atividades ao ar livre e a aprendizagem em pequenos grupos (patrulhas
e matilhas) de fazer para aprender, são técnicas escoteiras que conhecemos e a
base de formação pelo método Escoteiro;
- Somos ainda um movimento muito
fechado. Sem perceber nos prendemos dentro de uma sede e isto nem sempre trás
os resultados que os jovens esperam. Atividades de ajuda ao próximo são importantes,
mas lembre-se sempre: - O Jovem entrou para o escotismo pensando que teria uma
vida aventureira, uma vida ao ar livre, que iria aprender técnicas mateiras,
construir sua própria barraca, fazer sua própria refeição, descobrir novos caminhos,
passar a noite em uma floresta. Isto é possivel mesmo na época atual.
- Escotismo é movimento. Não é uma
classe de aula. Ensinar dentro de sede, usar um quadro negro, escrever e tantas
outras coisas que nos lembram da escola não trás os resultados esperados. Saia,
ande use seus monitores. Costumo dizer que quem fala além de dez minutos perdeu
tudo que disse aos seus escoteiros. Acampamentos são inesquecíveis. Aprenda o
método de Giwell e acampe a vontade. Deixe-os andar com suas próprias pernas;
- E finalizando, às técnicas de aprender
fazendo e tentar fazer sem saber, até descobrir o certo através do erro, sempre
foram partes do método Escoteiro. Confiar no rapaz para que ele próprio seja
responsável pela sua auto-educação e disciplina sempre fez parte do Escotismo.
Faça sua parte, aprenda a ouvir e pensar. Os meninos dão grandes exemplos com
isto.
Volto em uma continuação claro, se os
leitores acharem que devo!
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