Uma deliciosa conversa ao pé do fogo!

Amo as estrela, pois mesmo tão distantes nunca perdem seu brilho, espero um dia me juntar a elas, e estar presente a cada anoitecer alegrando o olhar daqueles que amo

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Saber envelhecer é uma arte.


Hora de dormir, sonhar, voar nas asas da imaginação por este mundo de Deus.
Saber envelhecer é uma arte.

     Este post aconteceu o ano passado. Era um sábado qualquer e fui à casa de minha neta para formatar seu PC que estava com vírus. Minha neta (18 anos) linda e sorridente me disse: - Vô acredita que minhas amigas do colégio ficaram surpresas com você? – Porque perguntei. – Elas acharam estranho. Os avôs delas não sabem nada de computador muito menos de internet. E quando contei que você tem vários blogs, digita com rapidez e é escritor elas não acreditaram. Querem te conhecer para saber se é verdade!

Fiquei pensando na velhice. No meu bairro tem algumas praças pequenas. Alí foram instaladas mesinhas de cimento e bancos. Todos os dias lá estão idosos se divertindo com jogos diversos. Ficam horas e horas lá. Sempre do sexo masculino. As idosas não tem este direito. Ficam em suas casas cuidando do seu idoso. Se que lá na praça eles fizeram uma extensão de suas casas. Eu quando passo por lá me pergunto: - Será que cada um se diverte e vive como quer? – Tenho um conhecido da minha idade, muito rico, tem uma bela casa de praia de frente para o mar no litoral sul e um sítio cinematográfico em Ibiúna. Nunca vai a nenhum deles. Prefere ficar em casa e bebericar uma cerveja na padaria da esquina. Ele fica horas lá. Ele gosta assim. Uma escolha.  Acho que cada um de nós da terceira idade fazemos também as nossas escolhas. Não critico.

Quando jovem pensava sempre como eu seria quando ficasse "Velho". Olhava meus avós e pensava – Este olhar triste não vai ser o meu. Vou sorrir, vou cantar e terei a felicidade sempre como companheira. Fiz muitos planos e alguns nunca deram certo. Hoje sou feliz como sou. Adoro descobertas novas. Tecnologias novas. Aprendo com dificuldade, mas aprendo. Afinal sou apenas um intelectual que aprendeu na Escola da Vida. Minha saúde coitada vai de mal a pior, mas mesmo assim vivo feliz. Muito. Adoro o que faço. Adoro minha família, um amor enorme pelos netos e adoro minha Celinha que amo muito. Portanto sou um "Velho" feliz. Não faço planos. Não sei até quando poderei cumpri-los. Mas não importa. Minha rotina é minha vida e gosto dela. Se aqueles da terceira idade que fazem o que gostam e são felizes meus respeitos. Envelhecer é uma arte. Cada um de nós devemos escolher nosso caminho sem reclamar. Quando tudo terminar então poderemos dizer – Fiz o que queria. Fui feliz e agradeço a Deus por isto.


Boa noite amigos e amigas. Sonhos lindos por eu terei muitos. Amanhã tem reunião, não esqueça o sorriso, um aperto de mão e o muito obrigado a todos. Faça os seus jovens felizes. Durmam bem.

Nenhum comentário: