Uma deliciosa conversa ao pé do fogo!

Amo as estrela, pois mesmo tão distantes nunca perdem seu brilho, espero um dia me juntar a elas, e estar presente a cada anoitecer alegrando o olhar daqueles que amo

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Dicas para chefes de lobinhos.


Conversa ao pé do fogo.
Dicas para chefes de lobinhos.

Jantar Festivo.
                               - O jantar festivo é uma atividade que tanto pode ser realizada num acantonamento ou acampamento, quanto na sede. Costuma ter um tema que permeia toda a programação. A alimentação deve ser adequada ao tema e, da mesma forma, a decoração, as fantasias, as canções, as brincadeiras, etc.
- Roca do Conselho - Os lobos reúnem-se na Roca do Conselho, que é um grande rochedo, num lugar muito especial, onde podem refletir com calma e serenidade sempre que precisam tomar uma decisão importante. Os lobinhos e lobinhas das nossas Alcateias também participam desse tipo de reunião que tem como objetivo tratar dos assuntos que são muito especiais para a Alcatéia. Todos os Lobinhos inclusive aqueles que ainda não fizeram sua Promessa podem participar da Roca de Conselho, que é dirigida pelos Velhos Lobos da Alcatéia.

Assuntos da Roca do Conselho.
- Acolhida de novos Lobinhos • Despedida de Lobinhos e Escotistas • Aprovação do calendário de atividades de um ciclo de programa • Avaliação das atividades realizadas no ciclo de programa. •
- Grandes jogos - Desenvolvendo-se em torno de um tema central e ocupando uma grande área junto à natureza, os grandes jogos duram cerca de 30 minutos e dele participa toda a Alcatéia. O objetivo principal é treinar a capacidade de organização em grupos, para vencer os desafios das pistas e confrontos.

- Rally - Atividade geralmente realizada com a participação de muitas Alcatéias de diferentes Grupos Escoteiros, o Rally geralmente se desenvolve em torno de bases interligadas dentro de um tema central. É uma oportunidade para lobinhos e escotistas viverem.
Acampamentos e acantonamentos - Os acampamentos são as atividades mais esperadas pelos lobinhos. A emoção de viver ao ar livre, a aventura de participar de ações novas, dormir fora de casa e conhecer lugares diferentes e muito tempo para brincar são as maiores motivações da atividade. Para os pais o acampamento vai propiciar ao seu filho dias saudáveis de vida ao ar livre e, no processo, uma atividade na qual ele vai aprender a cuidar de si mesmo. Para os escotistas, é uma excelente oportunidade de estudar as crianças como indivíduos. B.P. dizia que “no acampamento, em poucos dias, o chefe conhecerá os lobinhos muito mais do que em muitos meses de reuniões ordinárias”. Idealmente uma alcatéia deve acampar de 3 a 5 vezes por ano, sendo de 2 a 4 dias a duração de cada acampamento. Em atenção à idade das crianças, os acampamentos da alcatéia têm algumas características próprias que os diferenciam dos acampamentos dos outros Ramos. m a fraternidade escoteira.

- Todas as crianças e os escotistas se alojam no mesmo local. • Uma casa ou um galpão (e o acampamento se torna um acantonamento!) • Uma grande barraca • Pequenas barracas montadas muito próximas umas das outras. As crianças não realizam atividades ao ar livre sem a presença dos escotistas. As crianças não cozinham. A alimentação deve ser preparada por uma equipe de pais. Os acampamentos trazem uma sobrecarga de trabalho para os escotistas. Mas os objetivos alcançados compensam o trabalho. Num acampamento a sociabilidade é altamente exercitada, pois é uma oportunidade de aprender a conviver, a repartir, a respeitar. A afetividade encontra nos acampamentos um terreno fértil para fazer crescer e aprofundar a amizade dos lobinhos e lobinhas e a união da Alcatéia. É também o melhor momento para os escotistas viverem como “irmãos mais velhos” e brincarem com as crianças. Os acampamentos são a característica mais evidente do Movimento Escoteiro e devem ser preparados e conduzidos para se constituírem experiências felizes e maravilhosas para todos os envolvidos.

- Caçadas - As caçadas são as excursões dos lobinhos. São atividades muito frequentes nas Alcatéias e possibilitam a vivência de muitas aventuras, além do descobrimento de coisa, pessoas e lugares. Têm forte impacto educativo e mantém as crianças em estado permanente de empolgação. As caçadas podem ter diferentes formatos: • Excursões para ambientes ao ar livre; • Passeios pela cidade para reconhecer pontos de interesse; • Excursões para conhecer outras cidades; • Excursões para vivenciar outros meios de transporte (trem, barcos, carroças) • Pesquisas de campo, pesquisas em bibliotecas ou por outro meio; • Visitas a museus, exposições, feiras, etc.; • Participação em eventos como: caminhadas, passeios ciclísticos, etc.; • Teatro, cinema, shows, concertos, exibições diversas como as dos planetários, programa de TV, podem ser motivos de caçadas culturais; • Desfiles cívicos, festas religiosas, festas típicas ou tradicionais da cidade; • Serviços à comunidade, empreitadas de divulgação do Movimento,

Eventos especiais do Grupo Escoteiro. São muitos os eventos que ocorrem num Grupo Escoteiro e dos quais a Alcatéia participa: Festas do Dia dos Pais e Mães, festas de aniversário, bazares, festas para arrecadação de fundos, campanhas beneficentes, atividades comunitárias e ecológicas, etc. Sempre que os lobinhos tiverem uma tarefa a realizar nessas atividades, elas serão consideradas caçadas da Alcatéia.

Flor Vermelha e Lamparada - Na Alcatéia, o Fogo de Conselho se chama Flor Vermelha. É a festa do fogo, momento ideal para cantar e dançar em torno de uma fogueira, demonstrando a capacidade de expressão e o gênio artístico dos lobinhos. Seu nome provém do episódio da história de Mowgli em que ele parte para a aldeia dos homens em busca de fogo, única forma de afugentar Shere-Khan e os que queriam matar Akelá. A atividade é realizada em ocasiões especiais, sendo sempre a última atividade do dia e seu conteúdo é uma mescla de canções, pequenas representações, danças e outras atividades agitadas no começo e as mais calmas no final. O local deve ser próximo ao acampamento, preferencialmente desconhecido, privado para evitar desvios de atenção e que tenha espaço suficiente para acomodar os participantes. Duração - A duração total varia de 60 a 90 minutos. Formação e fogueira - A disposição das crianças é uma ferradura em volta da fogueira, com a abertura na direção do vento. Os apresentadores usualmente ocupam o centro da ferradura. A fogueira deve ser feita num tamanho para durar apenas o tempo da Flor Vermelha.

Segurança - Tomar os seguintes cuidados: o local para o fogo deve ser limpo e sem grama. (No caso de existir grama, ela deve ser removida em quadrados de 12 cm de espessura e reposta no dia seguinte.) Após a Flor Vermelha, o fogo deve ser extinto completamente e devemos nos assegurar que não existam brasas que possam provocar incêndio. 

Nenhum comentário: